sábado, 31 de março de 2012

Poliglota de ocasião, mas poliglota na mesma...

Deixaste-me muita Sodade

Sempre fui fã da Cesária. Embora pouco entendesse as letras, a música sempre mexeu comigo. O som da cesária sempre me aqueceu a alma e fez com que o corpo quisesse movimentar-se ao seu ritmo.
Hoje deu-me na telha ir pesquisar a tradução da música sodade no amigo google. E, espanto... ou não existe , ou eu não pesquisei como deve ser. O que é certo, é que apenas encontrei a letra escrita em crioulo. Pensei para com os meus botões: no problem babe, afinal tu és uma poliglota "de ocasião, mas mesmo assim uma poliglota" tal e qual respondeste ao teu chefe na entrevista para o cargo que agora ocupas e, como tal vais dar volta à situação... Depois de atendermos milhares de pessoas, de todos os cantos do mundo, inconscientemente começamos a apanhar e a guardar pequenas palavras que aos poucos se vão transformando em frases e, quando se dá pela coisa, já estamos a formar pequenos diálogos nas mais variadas línguas e dialectos, "toscos sem dúvida, mas diálogos", sem nos apercebermos. E o crioulo não é excepção. Afinal,  hoje, depois de ler a letra da Cesária três vezes, acabei por descobrir facilmente a tradução... sem ajuda.
Obrigada pai, pelas mornas e coladeras que trouxeste de África e que me ensinaste a apreciar desde pequena. E obrigada trabalhinho querido, que por muito desgastante que sejas, acabas sempre (para além de me pagares a renda da casa, água, luz , gás e afins...) por me ensinar algo de novo.


...

2 comentários:

  1. Olá,
    Tudo isso pode ajudar, mas deves ter "queda" para as línguas, não? Eu acho que tenho alguma, mas só para as do sul,gosto de francês, espanhol e adoooro o italiano, uma língua com uma sonoridade que me encanta. As de enrolar a língua como costumo dizer, não tenho jeito nenhum.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Bella minha querida
    Também gosto de ouvir Cesária, o meu cara metade conheceu-a pessoalmente numa viagem que fez a Cabo Verde à uns largos anos.
    Linguas minha querida não vão muito à bola comigo, até porque comecei a trabalhar aos 13 anitos e casei aos 16, oportuanidades para estudar não as tive, exerci a profissão de contabilidade durante 26 anos mas tive que bater muita vez com a cabeça na parede até chegar a contabilista.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar