quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O meu vernáculo

Uma amiga minha deu uma vista de olhos no meu blog e disse-me algo de género:


- Gostei. Mas se fosse eu omitiria certas palavras…

Percebi imediatamente onde ela queria chegar. Eu sou a rainha dos porras, gajas, gajos e afins.

Mas também sou uma pessoa compreensiva e pronta a acatar sugestões e criticas construtivas. Portanto, minha querida amiga, vou tentar mudar, porque não quero ferir susceptibilidades alheias com o meu linguajar de camionista. Mas não vou fazer grandes promessas porque esta sou eu, para o bem e para o mal.

Eu sou uma pessoa educada no meu dia a dia. Como já referi anteriormente, a minha profissão baseia-se no atendimento público e para com este público eu sou uma pessoa educada, com um vocabulário correcto e articulado, não há calão nem termos menos próprios. Como também já referi noutros posts, esta profissão é por vezes desgastante porque sou obrigada a engolir diariamente sapos grandes e gordos. Luto diariamente para ser uma pessoa equilibrada e com bons modos, mesmo quando não é fácil manter tal postura perante pessoas por vezes extremamente dificeis, portanto quando saio do local de trabalho apetece-me mandar tudo ás urtigas e exorcizar os meus demónios de alguma forma.

E aqui nasço eu. A belladonna do dia a dia, a Belladonna out of service, a Belladdonna que os amigos conhecem. Este cantinho foi criado como uma parte de mim, onde esta Belladonna descontraída pode extrapolar e desabafar tudo o que lhe vai na alma, sem grandes tabus.

A palavra porra para mim é como um espanta-espíritos da alma, assim que a profiro sinto-me imediatamente melhor. O termo gaja ou gajo é referido de uma forma carinhosa, um calão amistoso com o qual me refiro a mim própria. Todo o restante calão é um reflexo desta minha personalidade que tenta viver o dia a dia com alguma leveza de espírito.

Mas pronto, vou tentar mudar. Vou tentar trocar a palavra porra por arroz, que tem os mesmos r’s, mas muito mais proteínas, OK!?

Mas volto a frisar que não faço grandes promessas, este é o meu canto e esta é a minha personalidade por vezes indomável. Deve ser culpa do escorpião que há em mim. Vamos pôr as culpas todas no gajo. Aí porra que disse gajo. Uppss…

4 comentários:

  1. Eu já digo o contrário, em relação ao que te disse a tua amiga. Tu aqui, tens que desabafar, e ás vezes, dizer ou escrever " um porra ", sabe bem e descontrai, mas não quer dizer que sejas uma pessoa mal-educada. Ou será que a tua Amiga é uma santa e que lá em casa dela, não diz isso de vez em quando ? O blog serve para inter-agir, desabafar e criar amizades... beijos e um abraço! não penses no que a tua amiga te disse. O que ela disse não faz de ti uma pessoa mal-formada...

    ResponderEliminar
  2. Principalmente é a tua essência!! Nós aqui da blogosfera te compreendemos e aceitamos, não te preocupes e mesmo que haja pessoas que não, deixa para lá! Será o lado que dormes melhor! Continua!! ;)

    Beijocas :D

    ResponderEliminar
  3. Não mudes. Gostamos de ti como és:)
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Oh nada de mudar, eu trato as minhas amigas do coracao por gajas e e' carinhoso, e tambem uso o porra e o fogo...
    beijinhos
    bom fds

    ResponderEliminar