quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

I see dead people

É pá, se há coisa que me incomoda, é cruzar-me com pessoas “mortas”.

É isso mesmo, “mortas”, porque não quero acreditar que alguém vivo e com um olfacto normal, consiga chegar ao ponto de cheirar tão mal que quase mata os outros por intoxicação.
De vez em quando cruzo-me, ou atendo gente um pouco mal-cheirosita. No gabinete onde trabalho existe sempre um ambientador do ar pronto a entrar em acção, após a saída de alguns clientes que insistem em deixar para trás um pouco de si.
Agora nos transportes públicos o que há a fazer? Nada. Não é muito viável trazer o ambientador na mala e começar a pulverizar uns e outros furiosamente, embora apeteça.
Hoje apanhei um autocarro que transportava pessoas esverdeadas e com ar enjoado, devido a um forte cheiro a putrefacção que pairava no ar. Até pensei para com os meus botões, querem ver que ainda estou a dormir e a ter pesadelos com mortos-vivos!?
Mas não, estava bem acordadinha e o cheiro estava mesmo ali a entrar-me pelas narinas, proveniente de um sujeito que se fazia transportar com o ar mais descontraído do mundo, mas que certamente não devia tomar banho nem mudar de roupa há uns seis meses, no mínimo Esta é a terceira vez que apanho alguém assim, até têm um aspecto normal (não estamos a falar de pessoas sem-abrigo), mas com um cheiro de tal forma intenso que lembra animais em decomposição.
Não paro de questionar-me como é isto possível, como é que alguém chega a este ponto e continua descontraidamente a misturar-se com outras pessoas!?

Lembro-me nitidamente da primeira vez que vi (cheirei) um ser destes. Foi precisamente há oito anos atrás. Estava emprestada na sede da empresa e fazia atendimento numa sala ampla com várias secretárias, onde trabalhavam outros colegas. Naquele dia o próprio chefe estava por lá a dar umas directrizes ao pessoal. De repente entra porta adentro aquele sujeito, com um ar normalíssimo mas acompanhado de um cheiro nauseabundo. Oh meus amigos, garanto-vos que a sala ficou vazia numa questão de segundos, aquilo foi mais rápido que uma simulação de incêndio. Fiquei lá eu e outra colega, a atender o senhor o mais rapidamente possível e a abrir portas e janelas, para que a corrente de ar desanuviasse o ambiente.
Pensei que fosse caso único, até que passados uns anos voltei a cruzar-me com outro sujeito semelhante num autocarro da Carris e hoje no autocarro lá da minha banda.
Não entendo. Portanto só consigo chegar à conclusão, que esta gente já morreu e ainda não deu por nada, só pode...
Por favor, alguém lhes mostre a direcção da luz*, para que possam deixar de deambular eternamente entre nós.

* A luz até poderá ser algo tão simples como um chuveiro e uma barrinha de sabão azul e branco. Digo eu...

17 comentários:

  1. Naaaa... essa luz para eles é doença! São alérgicos está visto! :-o

    Boa sorte com o nariz ;)

    ResponderEliminar
  2. Não sei se gostei de ler o teu texto...

    Vou agora almoçar...Ia...

    Por essa e por outras é que agradeço a net não ter cheiro...


    Já agora: "De vez em quando cruzo-me, (...)gente um pouco mal-cheirosita".
    Não é para levar a letra, pois não... lol

    ResponderEliminar
  3. Amiga,
    Estou inteiramente de acordo contigo.
    é que nem na Urna as pessoas cheiram tão mal, e en todo o caso uma barrinha de são e nem que seja água da chuva, fica sempre baratinho.
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  4. Isso é muito mau mesmo e se já sou hiper sensível aos mau cheiros, quando estou grávida, pior. Um dia tive que sair de um restaurante ao pé do meu local de trabalho porque não conseguia controlar os vómitos... é muito mau termos que levar com o mau cheiro dos outros :(

    ResponderEliminar
  5. Sorte a minha nunca me aconteceu tal, que me lembre... Ainda bem que nunca andei muito em transportes públicos.

    ResponderEliminar
  6. O meu namorado goza comigo às vezes em situações destas. Devo ser das pessoas mais sensiveis aos cheiros, e encontro-me muitas vezes em situações em que o cheiro que paira no ar deixa-me cheia de naúseas.
    Nem quero lembrar-me, já me embrulha o estômago...

    E agora há um moço no ginásio, que faz as mesmas aulas que eu, gosta de sentar-se na bike ao meu lado e ele cheira mal até mesmo antes de começar a treinar... brrrr

    ResponderEliminar
  7. Eu também me cruzei num café com alguém que cheirava muito a transpiração,e fiquei admirada nos tempos de hoje,mas muitas vezes até pode ser alguém bem vestido porque lho deram,quem sabe se essa pessoa não tem onde se lavar?
    Pode ser mesmo um sem abrigo que alguém lhe deu roupa.
    Por enquanto ainda não entrou na minha cabeça que alguém ande assim nos tempos modernos sem necessidade,com chuveiro ou banheira,tenho duvida!!!

    ResponderEliminar
  8. Os meus Pais sempre me diziam: pobrezinhos mas limpinhos. Ainda hoje assim penso.Mas, que já tive casos dessesj á e posso te garantir que eram pessoas bem vestidas,com posses económicas e bem de vida........e agora? vá-se lá saber porquê?!........cada um usa o perfume que quer.hehehehe

    ResponderEliminar
  9. Provavelmente com esta crise decidiram poupar na água, no gás e no gel de banho. Bleck...

    ResponderEliminar
  10. Querida Belladonna, já leste as uitimas novidades vindas dos EUA? Pois parece que deixou de ser ecológico, tomar banho todas as semanas! Sim... todas as semanas (não, todos os dias :O
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Belladonna boa tarde.

    Muito obrigada pela tua visita e comentário ao meu cantinho, adorei.

    Não te conhecia mas vou passar a espiar o teu blog porque acho que vou gostar.

    Infelizmente sei o que isso é (mau cheiro), também trabalho num local que por vezes atendo clientes que alguns dá vontade de fugir só que não pode ser para a rua porque por vezes o ar cheira tão mal que só apetece enfiar a cabeça num buraco...tás a ver?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. É a crise!! Estão a poupar água!!

    ResponderEliminar
  13. Ainda hoje atendi um que cheirava muitooo mal da boca, quanto mais eu me afastava mais ele se aproximava. Que agonia.

    ResponderEliminar
  14. Olá Belladonna
    Existem pessoas que exalam mau cheiro realmente, mas também tem aquelas que passam tanto perfume que chega a dar vontade de vomitar. Nada em extremos é bom.
    Bjux

    ResponderEliminar
  15. Ahahahahah! Demais essa descrição! Mas sabes que eu acho que existem pessoas com problema de saude real e que emitem mau cheiro... Deve ser muito chato!Quanto aos outros vão mas é tomar banho...

    ResponderEliminar
  16. Belladonna,ehehe,vais ver quando a crise se instalar a sério.:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Belladona
    Então não és tu que queres deixar de pagar renda por causa da maldita crise? a pois é, faz as contas: água, pasta de dentes, gel banho, champoo, bom fico por aqui. é uma questão a pensar.hehehe, mas tu Amiga tens cada aventura ou nas viagens ou no emprego que bom que exista destas coisas para nos fazeres rir.
    Beijinho Amiga

    ResponderEliminar