terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A tradição continua a ser o que era

Decorada pelo piolhito, a nossa árvore de natal é uma parafernália de enfeites decorativos, ela é luzes, fitas, bolas, pais natal, renas e claro, a bela da estrela no topo, num equilíbrio periclitante. Vista ao longe parece uma torre de piza natalícia, porque o peso já a faz inclinar para um dos lados e, aqui só para nós que ninguém nos ouve, quase vos posso jurar, que no silêncio da noite até a ouço gemer. Mas pronto, o piolhito está feliz e acha que tem a árvore mai’linda do mundo e, se o piolhito está feliz, a mãe do piolhito também está.
Entretanto, a propósito de um comentário ao post anterior, reparei que até mantemos uma certa tradição já pouco habitual nos nossos dias. A nossa árvore tem sempre figurinhas de chocolate, que para além de serem decorativas são um estímulo ao engenho dos mais pequenos. Já nos meus tempos de miúda, era tradição decorar a árvore com chocolates que raramente chegavam ao fim da época festiva. Eu surripiava os que estavam mais escondidos e fazia figas para que a minha mãe não lhes sentisse falta, o meu irmão mais engenhoso, comia os chocolates e deixava os papéis pendurados e moldados de uma forma atamancada, que não enganava ninguém, mas divertíamo-nos bastante porque “roubado sabe sempre melhor”.
Tinha esquecido esta fase até  ao ano passado, quando descobri que tenho em casa o verdadeiro mestre do disfarce, uma versão bastante melhorada do tio. Ele come os chocolates e também deixa os papéis vazios na árvore, mas perfeitos, na sua forma original como se nunca tivessem sido tocados, só mesmo visto porque contado não dá para acreditar. Como consegue? Não sei, o sacaninha não revela os seus segredos, mas aquelas mãos pequeninas, com dedos compridos e fininhos fazem magia. Como dizia a minha avó “dedos de habilidoso” e ora aí está a habilidade do fedelho, que ainda se ri com ar de gozo quando a vigarice é descoberta.
E eu... eu continuo a divertir-me com a situação. O puto come os chocolates e treina os dedinhos habilidosos, a árvore tem sempre a decoração renovada e... a tradição continua a ser o que era.

                                                                       ...

10 comentários:

  1. eheheh lindo... afinal essa de surripiar os chocolates da árvore parece ser prática comum :)

    ResponderEliminar
  2. Acho que vou até aí fazer companhia ao teu filho....é que assim fazemos os assaltos a dois, pode ser? hehehe
    Beijinhos para vós da Tuquinha

    ResponderEliminar
  3. As vezes tambem me lembro disso e quando a pequena entender isso vou comecar a decorar a nossa assim, eu tambem fazia isso, mas enchia-os de algodao lol
    dava ca uma trabalheira, mas depois era uma risota na noite de natal sobravam meia duzia deles
    beijinhos bom feriado

    ResponderEliminar
  4. Tenho de ver se arranjo tempo para montar a minha árvore de Natal.

    ResponderEliminar
  5. Há tradições que vale mesmo a pena manter :))

    ResponderEliminar
  6. Bella
    É dessas vigarices que vais sentir saudades quando ele for crescido, acredita. Ele está no tempo de felicidade para ele.
    Amiga continua com essa tradição por muitos muitos anos.
    Uma tradição que foi terminada em minha casa quando o meu falecido marido partiu para sempre.
    Beijinho muito muito grande

    ResponderEliminar
  7. Muito bom:) Assim a tradição mantém-se;) Bjs

    ResponderEliminar
  8. Parece que tenho o irmão do R.em minha casa, é que passa-se o mesmo.
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  9. tenho a minha árvore de natal a 1metro de mim , mas tal como ela e tudo que tem , é artificial , perdeu-se encanto de outras gerações e tradições , mas amanha vou buscar uns chocolates ,,,,,,,

    ResponderEliminar