Esta história da perfeição sempre me deu um nó no cérebro. Afinal o que é ser perfeito? Existe alguém perfeito? Claro que não, afinal todos têm defeitos, certo? E se for errado? Afinal os defeitos fazem parte da nossa essência, da nossa personalidade, estão de tal forma enraizados em nós que nunca conseguiremos combatê-los a todos, haverá sempre um ou outro mais resistente que nos acompanhará até à cova.
Ora então, se todos temos defeitos, mas sabemos conviver, relacionar-nos e amar, não serão essas imperfeições que se tornam a perfeição de cada um!?
Ser perfeito, também é uma questão de perspectiva, de ponto de vista, o que é perfeito para mim, poderá não o ser para a minha vizinha do lado.
Então, o que raio é ser perfeito?
A título de experiência, agarremos no estereotipo da perfeição e imaginemos que eu sou perfeita:
. Moro numa casa perfeita e imaculada, situada no local perfeito.
. Tenho um marido perfeito, lindo, atlético, inteligente, culto, que preenche os sonhos de qualquer mulher, mas claro que só tem olhos para mim.
. Tenho o filho perfeito, também ele lindo, educado, bem comportado, inteligente e de preferência sobredotado.
. Tenho um cão perfeito, lindo e fofinho, que nunca larga um pelo, não se baba nem lambe as partes intimas.
. Tenho o carro perfeito, que nunca avaria, está sempre reluzente e o qual, eu estaciono sempre na perfeição.
. Tenho uma saúde perfeita. Não há doença que me pegue.
. Tenho um corpo perfeito, que absorve qualquer tipo de comida sem nunca engordar um grama. Nada de celulite e umas mamas que nunca saem do sitio. Um rosto de traços maravilhosos, e uma pele tão perfeita que nem precisa de maquilhagem. Um cabelo perfeito, sempre brilhante, saudável e penteado. Um sorriso perfeito, cheio de dentes ainda mais perfeitos.
. Levanto-me da cama perfeita, com um ar fresco e radioso sem um cabelo fora do lugar, nem uma remela no canto do olho.
. Tenho a conta bancária perfeita, que me permite fazer compras perfeitas, sem precisar de saber preços.
. Sou inteligente, culta, simpática, carinhosa, altruísta, etc., etc., sempre com a palavra certa, na ocasião certa. Perfeita em qualquer lugar ou situação.
. Tenho um trabalho perfeito, com um ordenado perfeito, onde sou constantemente promovida, devido à minha perfeição profissional.
. Viajo para sítios perfeitos, em viagens perfeitas, que correm sempre perfeitamente. Nada de diarreias, vómitos ou picadas de mosquitos suspeitos.
Resumindo: Se eu fosse mesmo a miss perfeição, com tudo e tudo e tudo, aquilo que vocês possam imaginar (porque eu já estou a ficar cansada). Ninguém me acharia perfeita, mas sim "anormal". Pior, ninguém se referiria a mim, como “aquela rapariga perfeita”, seria mais algo do género “aquela f da p, que…” Certo?
Portanto, para quem me pergunta se eu não tenho defeitos, a resposta é sim, bastantes, não faço é questão de apregoá-los aos quatro ventos. Quem me conhece, conhece os meus defeitos e habitua-se a conviver com eles. Mesmo com defeitos, ainda há quem me ache uma porreiraça (o que é bem melhor que fdp).
Consequentemente, só posso concluir que são as imperfeições, que tornam as pessoas perfeitas, aos olhos dos seus semelhantes.
...