quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Esmiuçando a perfeição

Esta história da perfeição sempre me deu um nó no cérebro. Afinal o que é ser perfeito? Existe alguém perfeito? Claro que não, afinal todos têm defeitos, certo? E se for errado? Afinal os defeitos fazem parte da nossa essência, da nossa personalidade, estão de tal forma enraizados em nós que nunca conseguiremos combatê-los a todos, haverá sempre um ou outro mais resistente que nos acompanhará até à cova.


Ora então, se todos temos defeitos, mas sabemos conviver, relacionar-nos e amar, não serão essas imperfeições que se tornam a perfeição de cada um!?
Ser perfeito, também é uma questão de perspectiva, de ponto de vista, o que é perfeito para mim, poderá não o ser para a minha vizinha do lado.

Então, o que raio é ser perfeito?

A título de experiência, agarremos no estereotipo da perfeição e imaginemos que eu sou perfeita:

. Moro numa casa perfeita e imaculada, situada no local perfeito.

. Tenho um marido perfeito, lindo, atlético, inteligente, culto, que preenche os sonhos de qualquer mulher, mas claro que só tem olhos para mim.

. Tenho o filho perfeito, também ele lindo, educado, bem comportado, inteligente e de preferência sobredotado.

. Tenho um cão perfeito, lindo e fofinho, que nunca larga um pelo, não se baba nem lambe as partes intimas.

. Tenho o carro perfeito, que nunca avaria, está sempre reluzente e o qual, eu estaciono sempre na perfeição.

. Tenho uma saúde perfeita. Não há doença que me pegue.

. Tenho um corpo perfeito, que absorve qualquer tipo de comida sem nunca engordar um grama. Nada de celulite e umas mamas que nunca saem do sitio. Um rosto de traços maravilhosos, e uma pele tão perfeita que nem precisa de maquilhagem. Um cabelo perfeito, sempre brilhante, saudável e penteado. Um sorriso perfeito, cheio de dentes ainda mais perfeitos.

. Levanto-me da cama perfeita, com um ar fresco e radioso sem um cabelo fora do lugar, nem uma remela no canto do olho.

. Tenho a conta bancária perfeita, que me permite fazer compras perfeitas, sem precisar de saber preços.

. Sou inteligente, culta, simpática, carinhosa, altruísta, etc., etc., sempre com a palavra certa, na ocasião certa. Perfeita em qualquer lugar ou situação.

. Tenho um trabalho perfeito, com um ordenado perfeito, onde sou constantemente promovida, devido à minha perfeição profissional.

. Viajo para sítios perfeitos, em viagens perfeitas, que correm sempre perfeitamente. Nada de diarreias, vómitos ou picadas de mosquitos suspeitos.

Resumindo: Se eu fosse mesmo a miss perfeição, com tudo e tudo e tudo, aquilo que vocês possam imaginar (porque eu já estou a ficar cansada). Ninguém me acharia perfeita, mas sim "anormal". Pior, ninguém se referiria a mim, como “aquela rapariga perfeita”, seria mais algo do género “aquela f da p, que…” Certo?

Portanto, para quem me pergunta se eu não tenho defeitos, a resposta é sim, bastantes, não faço é questão de apregoá-los aos quatro ventos. Quem me conhece, conhece os meus defeitos e habitua-se a conviver com eles. Mesmo com defeitos, ainda há quem me ache uma porreiraça (o que é bem melhor que fdp).

Consequentemente, só posso concluir que são as imperfeições, que tornam as pessoas perfeitas, aos olhos dos seus semelhantes.



...

19 comentários:

  1. Pois... a tua última frase rematou todo o raciocínio do tema! :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Pensei que o post era sobre mim:)

    A perfeição não existe. E ainda bem. Seria uma seca. Das grandes. Uma merda mesmo!

    Mais: são os nossos defeitos (ok...alguns) que nos dão a nossa "patine"...que nos distingue e nos torna...especial...(pelo menos para alguns)...

    ResponderEliminar
  3. Não é um post perfeito..é mais que perfeito!
    Bjo

    ResponderEliminar
  4. Bella
    Um selo de qualidade para a menina com tanto defeito. Querida a perfeição é como a beleza estás nos olhos de quem a vê, eu não me estou a ver perfeita, definitivamente NÃO... sou como muita boa gente tenho as minhas qualidades que são bastantes eu reconheço,tenho um coração de ouro, mas também tenho os meus defeitos e quando me pisam os calos é o caraças amiga. Parabéns por este post perfeito.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Somos perfeitos dentro da nossa imperfeição, eu passo a vida a dizer isto, e para mim é a maior verdade do ser humano.
    Beijinhos :)*

    ResponderEliminar
  6. Querida Bella, ninguém é perfeito, tens toda a razão, seria uma seca! A nossa perfeição é aprender a conviver e a amar, as nossas imperfeições e as daqueles que amamos...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Por ter tantos defeitos é que eu gosto de vir
    aqui!:)

    E mais nada...

    Beijinhos e continua assim que eu gosto.

    ResponderEliminar
  8. O que eu mais mais em mim, são exactamente os meus defeitos....
    Quanto ás tuas "perfeitezas" só gostava de ter um cão com as virtudes do teu...HEHEHE
    Eu continuo tua seguidora......só que não tenho computador....avariou...por isso um beijinho rapidinho

    ResponderEliminar
  9. A perfeição é um tema muito questionável, e não é facil de avaliar, contudo gostei do teu ponto de vista e resalto apenas a perfeição no teu texto ao ponto mais elaborado, tipicamente feminino a importancia dada ao vosso lindo ser.
    "Tenho um corpo perfeito, que absorve qualquer ...sorriso perfeito, cheio de dentes ainda mais perfeitos. "

    A ultima frase di tudo, mas hoje estou em maré de contradizer tudo e todos... assim sendo, acrescento... há pessoas perfeitas!

    ResponderEliminar
  10. Talvez a perfeição esteja na exigência de cada um de nós... quanto mais "imperfeitos"...mais exigentes...com os outros...

    Obrigada pela visita :)

    ResponderEliminar
  11. É um ponto de vista interessante. Temos o exemplo dos pais, para quem os filhos são sempre os mais bonitos e perfeitinhos.

    ResponderEliminar
  12. Amiga, por momentos pensei que estavas a faar de mim =D
    Desculpa querida, mas o carteiro não vai passar aí esta semana, pois a minha mãe esteve doente, no entanto como sou PERFEITA, nem te preciso de dizer mais nada, ok??????
    Já vi que percebes. Um bjinho para ti, e um do L. para o R.

    ResponderEliminar
  13. Como sou perfeita, tive logo que cometer uma gafe, BOLAS #%&#, não queria dizer faar, mas sim falar.
    Jinhos fofos desta PERFEITA.

    ResponderEliminar
  14. mas a perfeição é um sinónimo de melhor, e a tentativa de a atingires é sempre de louvar :P

    ResponderEliminar
  15. Adorei o post, porque eu tb acho que todos somos feitos de várias coisa e matérias, boas más, felizes e menos felizes. Mas por vezes também tenho tendência a deixar o mau fora (quer dizer só às vezes ;))...

    ResponderEliminar
  16. Bella… Adorei!!!
    Não faz falta ser perfeito, mas sim ser genuíno, real e leal a quem somos e aprender a amar e respeitar os outros tal como são!!!
    Quem vive obcecado pela perfeição não vive… desespera, pois a nossa essência é imperfeita, uma das fantásticas características que nos faz Humanos!

    ResponderEliminar
  17. Bella, boa pergunta,que é ser perfeito?!Gostava de saber a resposta certa,eheheh

    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  18. Bella foste a primeira a comentar o meu nanomicroblog um obrigada. Quanto à perfeição já cansei de a tentar alcançar...não dá...não há...não existe da forma que a idealizamos. Mas há momentos perfeitos: quando um bébé sorri para nós, quando vemos o nosso homem dormir tranquilo porque sabe que de manhã acorda e nós tamos lá, quando apesar de não conseguirmos obter um excelente num projecto, o satisfaz bastante que obtivemos chega para fazer avançar algo. Viva a imperfeição, viva estarmos vivos e podermos pensar nisto tudo Kiss kiss bang bang

    ResponderEliminar