quarta-feira, 16 de março de 2011

1º Dente

Na segunda-feira caiu o primeiro dentinho ao piolhito. Segundo o pai, porque eu não assisti, portou-se como um homem. Arrancou o dente sozinho, disse não ter doido e ainda se fartou de rir em frente ao espelho perante a sua nova imagem de "janela aberta".


Ao relatar o sucedido a uma colega, ela respondeu: «Não te esqueças de lhe dizer para pôr o dente debaixo da almofada, para que a fada dos dentes o troque por uma moedinha». Fiquei a pensar no assunto. Poderá eventualmente, ser uma ideia gira como incentivo a arrancar os restantes dentes sem dramas, mas por outro lado… Fada dos Dentes? Soa um bocadinho apaneleirado, não soa? Pior, soa ainda mais a incentivo ao consumismo, algo inventado por um qualquer fabricante de próteses dentárias. Estou já a imaginar os putos a crescerem sobre o estigma da fada e a acharem que cada vez que lhes faltar dinheiro basta arrancarem um dente. Depois quando já não houver mais dentes para arrancar quem é que lucra, quem é? Pois... o senhor das próteses.

Nã… Para já não me convence, vou aguardar pelo próximo e depois logo se vê se teremos de invocar a fada dos dentes, o coelhinho da Páscoa, a bruxa má, os sete anões, whatever…


...

16 comentários:

  1. Pelo menos em Portugal ainda é uma fada, em França (onde vivem as minhas sobrinhas) dizem que passa um ratinho e por isso é preciso colocar o dente debaixo da almofada e o ratinho passa lá.
    Que nojo :D

    ResponderEliminar
  2. Bella Querida
    Os meus dentinhos eram atirados para cima do telhado da casa de costas viradas para o telhado e tinhamos que dizer uma lengalenga,hoje a lengalenga já faz parte com o sr. das próteses as minhas filhotas não fizeram nada a não ser guarda-los, assim como os dos meus netos a minha filha guardou sempre o primeuiro dentinho que caía.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Eu cresci com isso da Fada dos Dentes e não me afectou nadinha em termos de consumismo ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu não vou fazer os meus filhos acreditarem nisso... Acho que depois a desilusão é maior!

    ResponderEliminar
  5. É uma história já antiga...
    Quando vivia com o meu ex-namorado, na fase em que começaram a cair os dentes ao filho dele, também vinha com essa história... Mas nunca teve sorte!
    Como se portava como um homenzinho, lá levava uma carteira de cromos para a cardeneta dele,e já era muito...
    Torna as crianças exigentes e mal habituadas!
    Mas, aparte isso, ficam tão engraçados com os "buracos" no sítio onde havia dentes...
    E mais estranho ainda: gostam disso!

    xoxo
    Lux

    ResponderEliminar
  6. Que bom! O 1º dentinho!
    Eu coloco uma lembrança tipo um ovo kinder ou cromos, não me parece que seja consumismo, mas um mimo!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Já fiz imensas vezes a história da fada dos dentes e os miúdos acham o máximo haver uma fada que gosta dos dentes deles. Sentem-se especiais. Se não quiseres dar dinheiro podes dar um livrinho ou uns cromos, por exemplo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. faz lhe uma historia como se o dente dele fala-se!

    Olá " João" eu sou o teu dente..obrigada por me ajudares a saltar da tua boca...já estava preso só por um fio..mas a tua ajuda foi indispensável para a minha libertação...agora vou ter com os meus outros amigos dentes já libertos...temos uma cidade cheia de dentinhos de meninos como tu...lá há carroceis, jardins só para dentes...e é uma cidade muito bonita toda branquinha! Quando os meus irmãos estiverem quase a cair não te esqueças de os ajudar também, para que possam vir ter comigo...etc...etc...

    Beijinhos do dente Nº1! "

    eh eh é uma ideia! :)

    ResponderEliminar
  9. Fase gira essa. Porém, eu não alimento essas histórias à minha Zunfinha. Nada, nada.

    Kiss :)

    ResponderEliminar
  10. É uma fantasia que os miúdos gostam. Sentem-se importantes e não conheço nenhum que tivesse ficado tramatizado por isso. Se conhecem a tradição, ficarão a interrogar-se por que razão a fada não lhe deixou um mimo. : )

    ResponderEliminar
  11. Olá! Estava navegando na blogosfera e me deparei com teu blog, adorei!
    Amo fazer novas amizades, conhecer pessoas, trocar idéias, novas perspectivas, algum sentido pra tudo isso aqui.
    Teu cantinho é belo, cativante ... já estou te seguindo...
    Se puder visita meu blog, e conheça um pouquinho desse ser complexo kkkkkk..
    Abraços apertados!

    *´¨)
    ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
    (¸.•´ (¸.•` *♥ Jussara Christina ♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥

    ResponderEliminar
  12. Concordo contigo! Eu tenho dois sobrinhos, quandos lhe começar a cair os dentes, naõ sei se tenho tanto moeda! :) E realmente os miúdos crescerem a acreditar em fadinha dos dentes é meio panisga.

    ResponderEliminar
  13. Aqui no Brasil tbém existe o mesmo pensamento, ou sei lá que nome se dá isso, colocar o dentinho e dizer que a fada trará uma moedinha...
    O que quer dizer 'apaneleirado'?
    Bj*

    ResponderEliminar
  14. Da fada os putos aprendem a gostar...Trocam-lhe é a primeira vogal:)

    ResponderEliminar
  15. Eu nunca tive a historia da fada dos dentes e fui feliz na mesma xD

    ResponderEliminar