terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O que se lê por estas bandas

Há imenso tempo que "Mar me quer" andava cá por casa no meio dos  trezentos e cinquenta mil livros (mais coisa menos coisa), que me atafulham as prateleiras, mas que fazem as minhas delicias. Ontem peguei nele, li o primeiro parágrafo e fiquei rendida. Lindo. 
Isto é saber escrever. Num curto parágrafo Mia Couto, apanha-nos com a sua mestria e deixa-nos rendidos ao seu personagem que apresenta uma filosofia de vida deveras interessante.



"Sou feliz só por preguiça. A infelicidade dá uma trabalheira pior que doença: é preciso entrar e sair dela, afastar os que nos querem consolar, aceitar pêsames por uma porção da alma que nem chegou a falecer..."


...

12 comentários:

  1. olha, não conheço, mas parece mesmo muito fixe, além do que acho imensa piada ao nome dele "Mia Couto" e a capa é verde! :)))))

    Brincadeira, adoro livros... fiquei com esse apontado!

    ResponderEliminar
  2. Não vou muito com o Mia Couto. Tem uma escrita vaidosa (em demasia...) O que lhe dá um sabor à plástico que me desagrada...

    Boa leitura!

    :)

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de Mia Couto, a último que li dele foi Jesusalém e é um espectáculo.
    Obrigada pela sugestão. ;)

    ResponderEliminar
  4. Com o Mia até não me importo. Mas só de pois do Couto (às vezes) e nunca antes...

    Não me provoques:)

    (mas estiveste bem. Sorte...)

    ResponderEliminar
  5. Não conheço os livros dele, depois diz o que achaste!

    ResponderEliminar
  6. Querida Bella, não sou muito fã do Mia, mas esta frase, dá-me vontade de copiar e colocar lá no Turista, porque esta... sou eu ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Gosto da construção e desconstrução que faz das palavras apesar de não ser o meu escritor de eleição. Boas leituras!

    ResponderEliminar
  8. Ler nos enche a alma e conseguimos andar por aí nos pensamentos...

    Kiss

    ResponderEliminar
  9. Tenho exactamente essa edição! Adoro! :)

    ResponderEliminar
  10. Genial esse parágrafo... acho que vou explorar na fnac ;)

    ResponderEliminar
  11. O Mia lê-se bem...

    http://tintacompinta.blogspot.com/2010/02/varanda-do-fragipani.html

    mas o Agualusa não lhe fica atrás.

    http://tintacompinta.blogspot.com/2010/10/milagrario-pessoal-de-jose-eduardo.html

    Viva a Lusofonia!

    ResponderEliminar