segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Proibido adoecer

O nosso sistema de saúde é um verdadeiro fenómeno. O que é? Para que serve?


Há seis anos atrás necessitei de um exame urgente e caríssimo, apenas uma clínica o fazia pelo sistema Nacional de saúde. Quando liguei a marcar, o diálogo foi hilariante:

Eu: Necessito marcar o exame tal.

Clínica: Particular ou pela caixa?

Eu: Pela caixa.

Clínica: Temos vaga daqui a dois meses.

Eu: E se for particular?

Clínica: Pode ser amanhã.

Fiquei convencida que quem não tinha dinheiro, morria à espera de vaga.

Hoje a minha maneira de pensar mudou, para pior. Hoje estou convencida que já nem com dinheiro lá vamos. Desta vez a minha saga começou em Novembro. Consulta particular, mais uma vez exames urgentes, para os quais nem pedi credenciais, mas mesmo em sistema particular só arranjei marcação para Janeiro e entre o ficarem prontos e conseguir nova consulta passaram-se precisamente três meses. Foi Hoje.

Precisamente hoje, que foi outro daqueles dias em que choveu sopa a cântaros e eu levei o tempo todo com um garfo na mão. Consequentemente,  enquanto aguardava na sala de espera só pensava para com os meus botões «agora vais entrar e a médica vai dizer-te que lamenta imenso mas tens um tumor maligno, o que é uma pena, pois se tivesse sido detectado há dois ou três meses atrás… talvez ainda houvesse qualquer coisita a fazer...»
Felizmente, foi só um susto, que me deixou com o coração nas mãos durante os citados três meses, mas que acabou com um final feliz. Estou de boa saúde e pronta para o próximo.

Mas o sistema de saúde não me sai da cabeça, afinal a malta anda a pagar o quê? Eutanásia? É pá se é isso digam. Sempre sai mais em conta cortar os pulsos e deixar o dinheiro que nos roubam para a agência funerária. Assim como assim,  já que temos de morrer por falta de assistência médica (daquela que nos mantém vivos), pelo menos que tenhamos direito a um funeral digno de nota. Digo eu... que já não percebo nada disto...


...

19 comentários:

  1. Não procures saber. Eu já deito fora todas as definições de socialismo, SNS, e outras.

    O que importa é que estejas bem.

    Um dia destes temos que combinar uma revolução:) Alinhas?

    ResponderEliminar
  2. Querida Bella, o que importa no meio de tudo isto é que estás bem de saúde. E isso nenhum dinheiro no mundo pode pagar. :)

    Mas concordo com a M.
    Isto está a precisar de uma revolução! Onde estão as pessoas com garra e com coragem da revolução do 25 de Abril? A maioria ainda está por cá, e agora estão também os seus filhos e os seus netos. Já ninguém tem coragem para lutar pelos seus direitos?

    ResponderEliminar
  3. Realmente o português ou nasce com sorte, ou está tramado.
    Ainda bem que não era nada de grave.
    Tremo de pensar no SNS. Prefiro fazer as minhas TACs anuais pela ADSE, porque em Santa Maria nunca ficam prontas a tempo da consulta (marcadas com um ano de antecedência). Só não percebo porque é que tenho de pagar, fazendo pela ADSE, uma vez que no SNS sou isento de consultas e exames... mas não dá para ficar à espera, quando o resultado de um atraso pode ter consequências dramáticas.

    ResponderEliminar
  4. Economicamente/financeiramente falando não é vantajoso investir em doenças. A vida não está para essas andanças...

    ResponderEliminar
  5. Hazel...fico feliz por estares bem.Isso e só isso é já muito importante.
    No entanto não me leves a mal mas o que eu penso é que temos o País que realmente queremos e merecemos....correcto?
    Alinho com a M. (todas juntas a fazer uma revolução) ai socialistas...hahahah
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Bella
    Tenho um nódolo num peito à muitos anos benigno mas que sempre disseram que a qualquer momento pode alterar, todos os anos faço mamografia e ecomamaria. Um dia ao fazer estes exames que são sempre feitos por uma médica do hospita de oncologia de Coimbra, ela diz-me Adélia tem que fazer uma biópsia com a maior urgencia, então ela e o meu ginecologista pegaram no telefone e começaram a marcar numa clinica particular onde tive que pagar tudo sem direito a qualquer reembolso, estive á espera 3 semanas, felizmente que o médico que me a fez numa sexta feira pediu-me o n. do meu telemovel e disse que o resultado demorava uma semana na terça a seguir telefonou-me á noite , felizmente que o resultado foi negativo. Mas se é para revolução vamos embora hehehe.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. O essencial é que não houve nada,olha Bella,como já disse muitas vezes tive um cancro maligno tive que ser operada ao peito e ao ventre (não me tiraram o peito.
    Se fosse em Portugal por aquilo que todos dizem já tinha morrido.
    As vezes vejo certas noticias no Correio da Manhã que me deixa perplexa.
    Aqui para fazer uma mamografia pela caixa podemos esperar dois meses,mas se a pessoa teve,tem, ou desconfia que tem problemas fazem a radio ou mamografia no máximo de 8 dias.
    Em 1995 quando fui operada, entre o medico que constatou um nódulo e a operação não passaram 15 dias. Fiz uma mamografia não sei a data exacta,mais ou menos há um mês mandado pelo medico de família,não tenho nada,apesar de não ter nada tudo bem,já tenho uma consulta marcada para o centro de oncologia dia 23 deste mês onde me vão observar dos pés a cabeça e tudo pela caixa.
    As rádios,mamografia, tacos,I.R.M.que é acima do taco esperamos na sala de estar e já trazemos o resultado connosco.
    Mas, o nosso sistema aqui não é só a caixa Segurança Social,todos nós somos obrigados a ter outra segurança que é cara,aquela que ainda há dias falei num comentário que ao telefone querem que eu mude e que fiquei agregada à empresa onde trabalhava.
    Essa parte é a moderadora,haja o que houver,segundo estejam assegurados,melhor ou pior,nada se paga,mas eles vão tirar na nossa conta a prestação do mês,trimestre ou semestral,é a parte Mutuelle que pode custar por mês e por pessoa entre 50,60 ou mais se não for colectiva,se não precisar de ir ao médico tem que pagar na mesma.
    Desculpa Bella,talvez seja aborrecida de fazer comentários grandes,é para explicar que o nosso sistema não é o mesmo de Portugal mas a meu ver melhor,talvez as pessoas dai não gostassem pagar uma segurança à parte como aqui em França.

    ResponderEliminar
  8. Realmente!!! Mas neste país é tudo assim. Quem tem dinheiro safasse ou outros que se lixem!!

    ResponderEliminar
  9. talvez estejamos falando quase da mesma coisas de maneiras diferentes!!!!
    bjokas!

    ResponderEliminar
  10. É verdade, nem estando disposta a pagar se as coisas funcionam bem.

    Gostei da nova imagem do blog.

    ResponderEliminar
  11. hehehe! Agora sei de onde herdamos esse nosso sistema de atendimento! Melhor sorte da próxima vez.
    Desculpe ter demorado tanto, mas por distração, gravei teu blog num determinado texto e ao voltar via sempre o mesmo. Neurônios em férias, sabe como é.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Pensa que pelo menos estás bem :)
    Mas o nosso sistema de saúde nacional é uma vergonha, morres mais depressa da cura do que da doença!
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  13. o nosso sistema de saúde comparado com outros países não é nada mau...e já esteve bem pior. às xs não encontramos é as pessoas certas!

    ResponderEliminar
  14. Olá Bella,gostei do novo look.;)

    Proibido mesmo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Oi, miga...
    Estou viva...
    Precisamos de um novo 25 de Abril, nada mais a dizer....
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  16. Muito preocupante. Ainda bem que estava bem e não foi preciso mais nada do Serviço de Saúde.

    ResponderEliminar